terça-feira, 29 de setembro de 2009

A africa pela escrita de Theroux

Quase trinta anos depois de reinventar o conceito de "livro de viagem" com a publicação de "O Grande Bazar Ferroviário", Paul Theroux resolveu voltar ao continente africano, onde trabalhara como professor nos anos 1960.

Na lista dos mais vendidos do New York Times, "O Safári da Estrela Negra" é o relato rico e perceptivo de um itinerário que se estende do Cairo à Cidade do Cabo, pelo trajeto do rio Nilo, pelo Sudão e pela Etiópia, pelo Quênia e por Uganda, e termina na ponta da África do Sul. Viajando de trem, canoa, "galinheiro", caminhão de gado, Theroux passou por algumas das paisagens mais bonitas da Terra, e também pelas mais perigosas. Foi uma viagem de descobertas e de nostalgia.

Mais de quarenta anos antes, ele chegara à África para dar aulas no interior do Malaui, como integrante otimista do Corpo da Paz norte-americano. Desta vez, fez uma parada na sua antiga escola, conversou com ex-alunos e visitou amigos africanos de vários países.

Além de reflexões inteligentes sobre a condição de viajante, o livro traz uma discussão estimulante sobre história, geografia, política e sociedade proposta por Theroux, intelectual que não tem medo de sujar as mãos.

Serviço
O Safári da Estrela Negra
Paul Theroux
480 páginas - R$ 50,00 (em média)
Editora Objetiva

Nenhum comentário: