segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mediano de sangue

Meridiano de sangue é um romance épico. Nele, McCarthy reinventa a mitologia do Oeste americano para criar uma obra ao mesmo tempo grandiosa e arrebatadora sobre uma terra sem lei, em que o absurdo e a alucinação se sobrepõem à realidade.

Desde as primeiras páginas, o leitor acompanha um rapaz sem nome e sem família, abandonado à própria sorte num mundo brutal em que, para sobreviver, precisa ser tão ou mais violento que seus inimigos. Recrutado por uma companhia de mercenários a serviço de governantes locais, atravessa regiões desérticas entre o México e o Texas com a missão de matar o maior número possível de índios e trazer de volta seus escalpos.

McCarthy parte de fatos reais — a caçada aos índios, o destacamento de assassinos liderado pelo sanguinário John Joel Glanton — para compor uma obra que transcende a mera ficção histórica. Conduzidos por Glanton e o juiz Holden — uma figura quase sobrenatural, e um dos grandes personagens da literatura americana no século XX —, esses homens, que julgam já terem visto todos os horrores possíveis, irão aos poucos se aprofundar no verdadeiro inferno.

Serviço
Meridiano de sangue
Cormac McCarthy
250 páginas - R$ 49,90 (em média)
Editora Alfaguara

Nenhum comentário: