quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Os olhos de Matisse

Matisse foi o artista que deu sentido à obra moderna. A partir da pintura, do desenho e da escultura que animava Paris desde o século XIX, ele criou uma obra em que conciliava, como assinala o crítico e historiador Robert Kudielka, “a intensidade das cores” e a “precisão expressiva do desenho”. Trata-se de um dos artistas mais influentes da arte e uma das figuras centrais da cultura francesa de todos os tempos.

Devido ao seu talento e longevidade, comenta-se no debate especializado que ainda não existe uma interpretação que dê conta da complexidade e variedade dessa obra. O livro Matisse – imaginação, erotismo reúne parte das interpretações clássicas sobre o trabalho do artista, com artigos dos maiores especialistas em sua pintura na crítica brasileira e europeia. Além disso, incorpora análises de dois artistas contemporâneos daqui, em textos inéditos escritos especialmente para o volume, que nos dão a dimensão da importância da produção matissiana para a arte local.

Vários momentos da produção desse grande artista são abordados: Iole de Freitas fala da intervenção plástica do artista nos vitrais e murais da Capela do Rosário, em Vence, na França. Trata, sobretudo, da cor transparente que preenche o espaço.

O Matisse do fauvismo é mencionado no texto de T.J. Clark, em uma análise da pintura Mulher com chapéu (1905), também é bem interpretado nas análises clássicas do ex-curador do MoMA Alfred Baar do crítico da vanguarda norte-americana Clement Greenberg.

Serviço
Matisse: imaginação, erotismo, visão decorativa
Sônia Salzstein (org.)
Tradução: Denise Bottmann
262 páginas - R$ 79,00 (em média)
Editora Cosac & Naify

Nenhum comentário: