segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um olhar sobre a vida pela morte

Baseado em levantamento do Cemitério Israelita de Vila Mariana, livro conta a saga das primeiras famílias de imigrantes judeus que vieram para o Brasil. Os primeiros judeus de São PauloHá mais de quinze anos que Paulo Valadares e Guilherme Faiguenboim dedicam-se ao estudo da Genealogia, em especial da Judaica. Após longa pesquisa, lançaram o Dicionário Sefaradi de Sobrenomes (prêmio de Melhor Obra de Referência de 2004 nos EUA) e agora estão publicando “Os Primeiros Judeus de São Paulo: uma breve história contada através do Cemitério Israelita de Vila Mariana”, pela Editora Fraiha. A obra será lançada no próximo dia 15 de setembro, a partir das 19 horas, na livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis.

Resultado de mais de dois anos de intensa pesquisa, o livro foi concebido com base em um trabalho de campo feito no Cemitério da Vila Mariana – escolhido por ser o primeiro cemitério erguido pelos judeus de São Paulo, além de informações colhidas em livros e entrevistas. O objetivo inicial era o de elaborar uma lista, um banco de dados. Túmulo por túmulo, as informações contidas nas lápides foram sendo anotadas. Mas, à medida que o trabalho avançava, outras histórias e novas perguntas emergiam nesse pequeno e bem cuidado cemitério.

A curiosidade levou a procurar explicações e assim essa pesquisa foi se transformando num livro de histórias. Histórias que desvendam a vida dos primeiros judeus que vieram para São Paulo e que levantaram os alicerces de sua comunidade. Lá estão os seus nomes, as suas cidades de origem na Europa, porque vieram para São Paulo. O livro relaciona outros cemitérios erguidos por imigrantes da mesma época em Quatro Irmãos (RS), Rio de Janeiro, Recife, Cubatão e Chora-Menino.

São também descritos os costumes funerários judaicos nos tempos bíblicos e na Idade Média, como também no Brasil Colônia, em especial na cidade de São Paulo, e é revelada a evolução dos cemitérios nos últimos dois séculos. Talvez seja a maior pesquisa de uma comunidade imigrante já feita no Brasil. Em edição de luxo, com capa dura e 320 páginas, o livro traz fotos de Niels Andreas, que fotografou o cemitério.

As principais descobertas – A historiografia não dá a devida atenção aos imigrantes que, chegando no período final da monarquia, não se tornaram tão ricos quanto os Lafer-Klabin. “Estudando o cemitério da Vila Mariana, foi possível reconstruir a trajetória daquelas pessoas que fizeram a comunidade judaica ser hoje o que é. Eles têm nome e sobrenome, e o livro mostra isso”, afirma Guilherme Faiguenboim.

Os autores tratam também do fenômeno das polacas e da posição dos judeus a respeito desse delicado e controverso assunto. “O leitor deve saber que de Berlim, Varsóvia e Budapeste vieram muitos imigrantes, porém se surpreenderá ao saber que mais ainda vieram de três pequenas aldeias do norte da Bessarabia: Securon, Britchon e Yedenitz”, completa.
Há um capítulo dedicado aos bessarabers de São Paulo. Há vários relatos sobre as diferenças existentes entre os imigrantes que vinham da Rússia, Polônia, Alemanha, Hungria e Turquia e como eram resolvidos (ou não) os seus conflitos culturais, bem como o papel dos rabinos na primeira metade do século XX.

Serviço
Os Primeiros Judeus de São Paulo
Uma breve história contada através do Cemitério Israelita de Vila Mariana
Guilherme Faiguenboim e Paulo Valadare
300 páginas - R$ 110,00
Editora Fraiha

Post retirado de http://www.pletz.com

Nenhum comentário: