Esta edição lançada pela Editora Unesp quando se comemoram os 200 anos de nascimento de Charles Darwin reúne as cartas que o cientista enviou a amigos, admiradores e críticos, proporcionando ao leitor um mergulho nos mais produtivos e intensos anos de sua vida. Como lembra Stephen Jay Gould, no prefácio ao primeiro dos dois volumes das Cartas seletas de Charles Darwin, ele modificou nosso mundo intelectual mais do que qualquer outra pessoa na história da ciência - e isso de um modo irrevogável. "Por essa simples razão cardeal, as cartas de Charles Darwin, esplendidamente expressivas e ricamente variadas, representam um dos grandes dramas da história ocidental."
Ao organizar para a Cambridge University Press estas cartas, Frederick Burkhardt (após a sua morte, em 2007, o segundo volume foi finalizado por Samantha Evans e Alison Pearn) buscou selecionar o material que fosse o mais representativo do pensamento e da personalidade de um dos mais respeitados cientistas da história ocidental. Trata-se assim de textos que revelam o método de trabalho e por meio da qual acompanhamos seu desenvolvimento, desde a época em que era estudante até o momento em que se tornou autor do livro que transformou nossa compreensão da natureza e da humanidade.
O primeiro livro, Origens - Cartas seletas de Charles Darwin 1822-1859, abarca seu período na faculdade de Medicina, a viagem do Beagle e as subsequentes descobertas que o levaram à teoria da seleção natural, assim como fica explícita a maneira como encarou as primeiras críticas à sua teoria da seleção natural. No volume seguinte, A evolução - Cartas seletas de Charles Darwin 1860-1870, está a correspondência escrita após a publicação de A origem das espécies e esclarecem questões fascinantes como a sua reação à polêmica causada por seu livro revolucionário e suas posições religiosas, que ele nunca explicitava publicamente.
Encontram-se também nestas cartas respostas detalhadas tanto aos argumentos científicos específicos levantados contra sua teoria quanto às apreensões filosóficas que ela suscitava, além de recuperar momentos espirituosos, como o relato minucioso que faz Joseph Hooker da famosa derrota do bispo Wilberforce para Thomas Henry Huxley, que após este evento recebeu a alcunha "Buldogue de Darwin". O texto em português preserva a pontuação peculiar usada por Darwin e conta com notas explicativas sobre as pessoas mencionadas nos textos, referência bibliográfica e comentários onde eventualmente o original se mostra de difícil entendimento.
Serviço
Origens - Cartas seletas de Charles Darwin 1822-1859
A Evolução - Cartas seletas de Charles Darwin 1860-1870
352 páginas - R$ 59,00 (em média)
Editora Unesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário