sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Onde vivem os monstros

Com mais de 18 milhões de exemplares vendidos só nos Estados Unidos,vencedor dos principais prêmios literários, traduzido para mais de vinteidiomas e aclamado pela crítica, finalmente é publicado em português oprincipal livro do ano. Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak,revolucionou a literatura infantil, abrindo caminho para o que hojeconhecemos por livro ilustrado. É a obra que deu origem ao filme Where theWild Things Are, dirigido por Spike Jonze, com lançamento previsto paraoutubro (EUA).

Maurice Sendak já é considerado um clássico da literatura infantil. Opróprio autor selecionou a Cosac Naify para ser a editora de Onde vivem osmonstros no Brasil. Após três anos de negociação, a Cosac Naify foiaprovada pelo autor e ilustrador, por seu cuidado editorial. A edição brasileiraserá caprichada como a original: com capa dura, sobrecapa e tecido nalombada. Em termos de produção, o papel é o destaque. Por exigencia deSendak, a edição brasileira usa o Rolland Opaque, cuja impressão teve deser submetida ao autor.

O autor declarou, em entrevista, que: “Não acho que alguém fora domercado editorial entende a complexidade da colaboração entre editor,designer e gráficas. Muitas pessoas fazem parte deste livro, e só o meunome aparece no livro, e o delas não.

Como aposta em repetir o sucesso que o livro tem no exterior, aprimeira tiragem do livro de 10 mil exemplares chegará nas livrarias emoutubro, um pouco antes do videogame (em quatro plataformas: X-Box, Wii,PlayStation e Nintendo DS).

Na história escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia delobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá,ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelooceano, por dias, semanas, meses, até chegar numa ilha, onde vivem osmonstros. Com o seu olhar firme, consegue dominá-los e é coroado rei. Max,então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições.

Neste momento de pura selvageria, as ilustrações – em estilo de xilogravurado século XIX, com denso sombreado – tomam conta do livro e o textodesaparece. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente oamam começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas.No livro de Sendak, os conflitos entre obediência e rebeldia sãopersonificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma belaobra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelascrianças e a autoridade dos pais. Sendak reconstruiu, de forma imaginativa esensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância.

O livro preferido do presidente norte-americano Barack Obama, Ondevivem os monstros é o primeiro de uma trilogia que inclui In the NightKitchen (De noite na cozinha, 1970), “uma profunda e cativante fantasia queirá se tornar um clássico” (NYT), e Outside Over There (Lá fora logo ali,1981), publicado em 1981, considerado pela Newsweek extraordinário...emocionante e triunfante.

Em janeiro de 2010, Onde vivem os monstros chega aos cinemasbrasileiros, dirigido por Spike Jonze, conhecido pelo trabalho em Quero serJohn Malkovich, e roteiro de Dave Eggers. Sobre o trabalho de Sendak,Jonze afirma: “É incrível como em poucas palavras há ideias tão fortes. Vocêpode apenas olhar os desenhos e reconhecer todos os detalhes”.

Onde vivem os monstros faz parte da biblioteca básica de todo leitor. Omaior clássico da literatura infanto-juvenil. Fundamental.

Serviço
Onde vivem os monstros
Maurice Sendak
Tradução: Heloisa Jahn
40 páginas; 22 ilustrações - R$ 25,00 (em média)
Editora Cosac & Naify

Nenhum comentário: