quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Falando da sociedade


Com sua habitual originalidade, o sociólogo americano Howard Becker lança um desafio para os cientistas sociais: admitir que eles não detêm o monopólio de representação da sociedade, reconhecendo que outros gêneros também produzem conhecimento indispensável sobre o social.

Consagrado por seu olhar inovador sobre a transgressão, em Falando da sociedade, Becker oferece a qualquer leitor interessado no estudo da cultura uma série de ensaios a respeito de artistas, escritores, gêneros literários e formas de representação.

Na primeira parte, o autor trata das ideias que permitem construir um relato sobre a sociedade e analisa diferentes exemplos, como estatísticas, gráficos, fotos, filmes e obras de arte conceitual.
Na segunda parte, demonstra como áreas não convencionais de representação desempenham bem o papel de relatar o social, analisando com muita criatividade peças de teatro (Major Barbara e A profissão da senhora Warren, ambas de Bernard Shaw), documentários (Titticut Follies, de Frederick Wiseman), ensaios (Manicômios, prisões e conventos, de Erving Goffman) e romances (Orgulho e preconceito, de Jane Austen, e As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino). Apesar dos textos serem relacionados entre si, foram abordados pelo autor de forma a serem independentes e podem ser lidos em qualquer ordem.

Falando da Sociedade
Howard S. Becker
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
312 páginas - R$ 44,00 (em média)
Editora Jorge Zahar

Um comentário:

Cecilia disse...

Olá, sou a Cecília, da Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Estamos passando por aqui para agradecer as indicações de livros da editora aqui no 2dedosdeprosa.
E também deixar os parabéns pela ideia do blog.
Abraços