quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Euclides reunido

No centenário da morte de Euclides da Cunha, o leitor tem pela primeira vez acesso ao conjunto integral de seu acervo poético. Fruto de extensas pesquisas de Leopoldo Bernucci e Francisco Foot Hardman, Poesia reunida - Euclides da Cunha reúne a obra poética completa de Euclides, inclusive versos que permaneciam inéditos até este momento.

Quem já conhece o grande narrador do épico de Canudos, aqui pode se aprofundar nos traços estilísticos e retóricos deste autor ímpar. Mas os versos falam por si. Seus méritos decorrem da contribuição que acrescentam à história da cultura brasileira, da literatura, da crítica e da poesia. Versos que, no diálogo com a estética e a filosofia, revelam a complexa transição do romantismo ao modernismo no Brasil, entre as duas últimas décadas do século XIX e a primeira década do século XX.

Os temas das poesias de Euclides da Cunha vão do repúdio à escravidão e da utopia revolucionária republicana à metafísica do eu e da vida humana desgarrada da religião. Ele fala de morte e de glória, panteísmo e anticlericalismo, sem deixar de denunciar a miséria social, de fazer a militância antimonarquista e de acentuar o seu patriotismo.

Para organizar este Poesia reunida - Euclides da Cunha, Leopoldo Bernucci e Francisco Foot Hardman primeiro se deparam com o desafio de encarar duas realidades textuais distintas: a dos manuscritos não publicados – e muitas vezes rejeitados por Euclides – e os que foram editados, dispersos em jornais e periódicos. Também há de ser levar em conta os estados de conservação de tais manuscritos e mesmo as precárias condições editoriais dos poemas publicados para que tenhamos em justa conta os obstáculos enfrentados para que este livro ganhasse corpo e vida.

Sobre os organizadores - Leopoldo Bernucci é professor titular de estudos latino-americanos na Unviersidade da Califórnia, em Davis. Foi professor visitante na USP e também lecionou nas universidades de Yale, do Colorado e do Texas (Estados Unidos). É autor de História de um malentendido (Peter Lang), A imitação dos sentidos (Edusp), e organizador de Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha (Edusp), entre outros livros. Francisco Foot Fardman é professor titular na área de Literatura e outras Prouções Culturais na Unicamp e pesquisador do CNPq em Literatura Brasileira. É autor, entre outros, de A vingança da Hileia e Nem pátria, nem patrão, e organizador de Morte e progresso, todos pela Editora Unesp.

Serviço
Poesia Reunida - Euclides da Cunha
Organização: Leopoldo Bernucci e Franciso Foot Hardman
496 páginas - R$ 68,00 (em média)
Editora Unesp

Nenhum comentário: