quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Correspondência Sigmund Freud


Com este livro o leitor brasileiro pela primeira vez tem acesso aos bastidores de uma das mais famosas relações entre pai e filha da história: a correspondência trocada durante 34 anos por Sigmund Freud, pai da psicanálise, e Anna Freud, a caçula dos seus seis filhos e a única a seguir seus passos profissionalmente. Escritas entre 1904 e 1938, as cerca de 300 cartas aqui reunidas formam um vasto e valioso panorama da intimidade da família Freud ao mesmo tempo em que compõem um registro único da gênese e do desenvolvimento da psicanálise.

Encontram-se nas cartas impressões sobre a vida em família, nascimentos e mortes, problemas de saúde, o fantasma do nazismo e da guerra, a convivência afetiva e intelectual entre pai e filha, as pesquisas de Freud e, posteriormente, também de Anna, além de um mosaico sobre as pessoas que permearam essa convivência, como alunos, amigos e colegas de trabalho.

Acompanha-se, sobretudo, o desenvolvimento do 'demônio negro', apelido pelo qual Freud chamava a filha mais nova, de quem foi psicanalista. De criança problemática e precoce, Anna passou a mulher independente e determinada, que subverteu as convenções sociais da época. Analista mundialmente reconhecida, foi a grande guardiã do legado intelectual paterno – legado que ela aprofundaria e desenvolveria, sobretudo no campo de estudos da psicanálise infantil.

A Correspondência oferece ainda um painel da cultura da época, retratando uma família judia de classe média nas primeiras décadas do século XX e revelando as belas paisagens da Áustria, Inglaterra, Hungria e Itália.

Essa primeira oportunidade de ler a correspondência reunida de Sigmund e Anna Freud – um verdadeiro diálogo de dois gênios que foram interlocutores privilegiados um do outro – é enriquecida pela introdução e pelas notas da antropóloga Ingeborg Meyer-Palmedo, organizadora desta inestimável fonte de pesquisa científico-histórica sobre o início da psicanálise

Serviço
Correspondência
Sigmund Freud e Anna Freud
Tradução: Kristina Michahelles
520 páginas - R$ 83,00 (em média)
Editora LP&M

Nenhum comentário: