O historiador como colunista, do historiador inglês Peter Burke, contém uma seleção de seus artigos escritos para o jornal Folha de São Paulo, em que o Brasil é um personagem muito freqüente, mas não único. Nos últimos 14 anos, o autor falou sobre diversos temas em sua coluna bimestral, que vão desde globalização a objetos e hábitos do dia a dia. A preocupação com o entendimento do Outro pode ser observada em toda a obra.
O olhar de estrangeiro curioso perpassa todos os textos do autor, que quando não falam do Brasil, fazem alguma referência à cultura ou história do país. “... há nos textos deste livro um detalhe a mais a fascinar o leitor: o Brasil diverso do das interpretações que as mentes colonizadas só reconhecem na história de países emblemáticos da história ocidental e contemporânea”, afirma o doutor em Sociologia José de Souza Martins, autor do texto de orelha do livro.
Como especialista em História da Cultura, Peter Burke oferece ao leitor uma série de textos sobre elementos do cotidiano sob a ótica social e cultural. O Carnaval foi alvo de sua análise, que enfatiza o Brasil como ícone mundial desta festa, e apresenta as origens e trajetória desta grande festa ao longo dos séculos. Futebol, roupas, shopping centers e asseio são outros assuntos tratados por Burke.
O sucesso das biografias entre os leitores brasileiros e internacionais é pensada pelo autor em diversos textos. Personagens de várias épocas misturam-se entre os escolhidos: Sérgio Buarque de Holanda, Habermas, Hobsbawn são alguns deles. Todos eles são alvo de reflexão, que sempre leva em consideração o contexto histórico do personagem.
Culturas distantes também são temas dos textos do historiador. Em suas análises ele busca mostrar a diferença entre as sociedades, para que o leitor possa assim compreender e respeitar o Outro. A história das ideias e mentalidades aparecem em artigos como ”A história do futuro”, “Empréstimo cultural”, “O que é corrupção?”, entre outros.
Serviço
O historiador como colunista
Peter Burke
Tradução: Roberto Muggiati
322 páginas - R$ 39,90 (em média)
Editora Civilização Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário