A editora Lazuli e a Companhia Editora Nacional lançaram São Paulo metrópole das utopias – histórias de repressão e resistência no arquivo Deops (Laluzi, 512 páginas, R$49,00) obra organizada pela professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Maria Luiza Tucci Carneiro.
O livro traz documentos de arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops), até então sob a guarda do Arquivo Público Estadual. Escrito com a colaboração de pesquisadores do Projeto Integrado Arquivo do Estado (Proin), da USP, tem como fio condutor a história da repressão e da resistência na cidade de São Paulo.
A cidade foi um multiplicador de vozes dissidentes que, em vários idiomas, romperam os silêncios impostos pelo poder. A partir de 1995, com a abertura dos arquivos diplomáticos e policiais, os tabus começam a ser quebrados, e a publicação deste material pode ser considerada como uma experiência positiva de uma sociedade democrática que procura conhecer o seu passado.
A obra apresenta também um vasto material iconográfico, com fichas de suspeitos tidos como subversivos, imigrantes suspeitos de pertencer a movimentos revolucionários, fichas policiais, propostas de admissão de organizações, jornais proletários, manifestos, jornais estrangeiros e charges e fotos que retratam a força da resistência aos carrascos e perseguidores de utopias.
Serviço
São Paulo - Metrópole das Utopias
Organização: Maria Luiza Tucci Carneiro
512 páginas - R$ 49,00 (em média)
Editora Lazuli / Companhia Editora Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário