quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Adoniran - Celso de Campos Jr.


Adoniran – uma biografia, com suas quase 700 páginas e prefácio de Alberto Helena Jr., relançado agora no centenário do compositor (acrescido de um apêndice com seus scripts de rádio), em que pese seu subtítulo, é na verdade “a” biografia de Adoniran Barbosa.

Caetano Veloso afirmou ser Rita Lee a “mais completa tradução” de São Paulo. A frase, porém, não pode ser verdadeira, pois ela traduz apenas uma parte da cidade, a que é moderna, cosmopolita, urbana. Adoniran Barbosa é a mais completa tradução da outra parte: a dos bairros e subúrbios que nasceram ou como vilas de operários, ou como concentrações de migrantes e imigrantes. Ou seja, a parte maior, ainda que menos evidente – não fosse a obra do próprio Adoniran.

Adoniran Barbosa e sua música talvez sejam a dupla mais conhecida e reconhecida de paulistanos, a verdadeira cara de São Paulo, para os próprios paulistanos, provavelmente, e para os demais brasileiros, certamente. Suprema ironia, o “túmulo do samba” tem assim num sambista sua figura mais característica. Ironia que por acaso foi a figura de linguagem mais usada pelo próprio Adoniran, sambista mas também humorista. Além de cantor, ator, artista de circo e principalmente poeta. Pois foi sua linguagem inventiva, síntese dos muitos falares populares da cidade, que fez com que adquirisse duas grandes características dos poetas importantes: ter os versos reconhecidos por todos, e possuir um estilo tão particular que se sabe imediatamente ser sua uma dada letra. O que não pode mais ser percebido apenas pelo fato de sua obra ser muito conhecida.

Serviço
Adoniran
Celso de Campos Jr.
680 páginas - R$ 59,90 (em média)
Editora globo

Nenhum comentário: