quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Escrito sobre Jade - Haroldo de Campos


Publicado originalmente em 1996, em uma edição artesanal de pequena tiragem, Escrito sobre Jade, de Haroldo de Campos (1929-2003), está de volta em nova edição, revista e ampliada, organizada por Trajano Vieira.

O livro apresenta uma coletânea bastante representativa da poesia clássica chinesa “reimaginada” por Haroldo de Campos a partir dos ideogramas originais, com notas sobre os poemas traduzidos. À nova edição foram acrescentados um longo ensaio e nove novas traduções.

“A poesia clássica chinesa, escrita numa linguagem especialmente afeiçoada à arte do poema (um verdadeiro “idioleto poético”) toca de perto os ocidentais que nela se debruçam por sua concisão, pelo sentimento de inacabado, de sustentada surpresa, de aforismático vigor aliado à plasticidade visual da imagem”, resume o tradutor.

A “transcriação” ou “reimaginação” – termos que Haroldo preferia empregar no lugar de “tradução” – dos poemas adota as técnicas de espacialização gráfica da poesia moderna para dar conta dos aspectos caligráfico-visuais de uma poesia monossilábica, escrita em uma linguagem isolante, de sintaxe posicional. No plano fônico, Haroldo compensa a impossibilidade de reproduzir os módulos sonoros de uma língua tonal e, consequentemente, os esquemas de rimas do original, através de uma extrema concisão (característica do chinês clássico) e de um minucioso trabalho de orquestração das figuras fônicas e rítmico-sintáticas.

O volume traz poemas do Shi-King, o Livro das Odes, a compilação das mais antigas poesias chinesas, recolhida depois do ano 600 a.C. por Confúcio; composições de autores como Han-Wu-Ti, (156 a.C-87 a.C.); Wang Wei (701-761); Li Po (701-762), considerado o maior poeta da China; Lu Lun (748-800?); Li Shang-Yin (813-858); Tu Fu (712-770); Ts’ui Hao (704?-754); Wei K’uen Ge (1646-1705) e Mao Tse-Tung (1893-1976), o líder revolucionário, que praticava a arte poética da tradição clássica e dominava a escrita caligráfica, em que eram exímios os poetas chineses.

Serviço
Escrito sobre Jade
Haroldo de Campos
152 páginas - R$ 45,00 (em média)
Editora Ateliê Editorial

Nenhum comentário: