quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A investigação Etnográfica no Brasil e Outros Ensaios


Em A Investigação etnológica no Brasil e outros ensaios, Florestan Fernandes brinda o leitor com momentos decisivos de suas pesquisas sobre a experiência dos indígenas - especialmente dos Tupinambá - no seu conflituoso processo de sobrevivência ao longo da história brasileira. Há que se destacar que o livro traz os interessante textos "Os Tupi e a reação tribal à Conquista" e "Um Balanço Crítico da Contribuição Etnográfica dos Cronistas", nos quais o autor lança mão dos textos de viajantes estrangeiros e de cronistas para flagrar como os Tupi lutaram para firmarem suas organizações tribais.

No primoroso ensaio "Tiago Marques Aipobureu, um Bororo Marginal", Florestan apresenta o caso de Akirio Bororo Keggeu, nascido em 1898 na tribo dos Bororo, no Mato Grosso e que, aos 15 anos, viaja para a Europa, experimentando uma vida sensivelmente diferente daquela vigente em sua comunidade. Florestan expõe as visões que membros da tribo produziram sobre Tiago Marques após seu retorno à sua comunidade, dando grande destaque para as dificuldades por ele enfrentadas para se reintegrar.

O autor tece também reflexões pessoais sobre o estágio da pesquisa etnológica no Brasil. O recado de Florestan era claro: que os estudiosos brasileiros não apagassem suas capacidades inventivas e criadoras na elaboração de suas análises etnológicas.

Serviço
A investigação Etnográfica no Brasil e Outros Ensaios
Florestan Fernandes
320 páginas - R$ 45,00 (em média)
Editora Global

Nenhum comentário: