quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O sol de Breda - Arturo Pérez-Reverte


O capitão Diego Alatriste y Tenorio está de volta, e desta vez em seu ambiente natural: a guerra. Ele participa, com o Exército espanhol, das batalhas e do cerco à cidade holandesa de Breda, em 1625. O jovem Íñigo Balboa, seu pajem e narrador da história, é agora mochileiro do Terço de Cartagena, onde serve Alatriste, e acompanha seu amo e mentor nas glórias e nas misérias dos combates.

Glórias e misérias que não faltam. O cotidiano de Alatriste e Balboa, apesar de algumas vitórias grandiosas, é repleto de batalhas e pobreza. Batalhas porque os espanhóis lutam pelo domínio sobre os Países Baixos; e pobreza porque todos os soldados da época são mal alimentados, mal equipados e mal vestidos.

Além de capturar um momento rico da história espanhola, o terceiro volumeda série As Aventuras do Capitão Alatriste é também a narrativa da transformação de Íñigo. O jovem provinciano, imaturo e deslumbrado com a capital, amadurece depois de presenciar o som e a fúria dos combates. Contada em retrospecto, a história de Balboa não esconde as marcas deixadas pelas batalhas e incorpora até os traços de cinismo e desencanto tão marcantes no capitão Alatriste.

Serviço
O sol de Breda
Arturo Pérez-Reverte
Tradução: Paulina Wacht e Ari Roitman
238 páginas - R$ 40,00 (em média)
Editora Companhia das Letras

Nenhum comentário: