segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os antecedentes da tormenta: origens da crise global - Luiz Gonzaga Belluzo


Ao reunir teses e artigos de Luiz Gonzaga Belluzo escritos entre 1995 e 2009, o livro Os antecedentes da tormenta: origens da crise global traça um panorama que contextualiza as mudanças econômicas e financeiras que levaram à crise de crédito mundial - cujas maiores consequências estouraram nos últimos meses de 2008. Nessa obra, co-editada pela Editora Unesp e Edições Facamp, um dos maiores economistas da atualidade expõe as bases do capitalismo em suas diferentes épocas, além de tratar das origens e possíveis desdobramentos do panorama contemporâneo.

Estruturado em duas partes, o livro apresenta em primeiro lugar ensaios acadêmicos do autor que estudam criticamente o modelo econômico capitalista em diferentes períodos e lugares, desde a América do Norte até o sudoeste asiático. Ao longo de suas reflexões em teoria e história, Belluzzo trata da internacionalização de empresas e do capital na origem dos mercados globalizados, analisa a crise financeira dos anos 1930 e o posterior fortalecimento do dólar - consequências da expansão do poder norte-americano.

Entre os textos está o trabalho que escreveu em conjunto com o economista Luciano Coutinho, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicado em 1998 e que já antecipa a atual crise financeira a partir desrepressão financeira dos anos 1970.

A segunda parte de Os antecedentes da tormenta é composta por artigos recentes elaborados para a imprensa ao longo dos acontecimentos mais críticos que abalaram a economia mundial. Esta seção inclui uma entrevista concedida pelo próprio autor ao jornalista Carlos Drummond, em março de 2008. Nela, Belluzzo comenta as causas da crise que se agravava e as decisões tomadas pelas instituições financeiras de diferentes países - em especial os Estados Unidos.

Todos os textos tiveram sua seleção, organização e revisão sob a responsabilidade de Frederico Mazzucchelli, professor livre docente do Instituto de Economia da Unicamp e ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.

Serviço
Os antecedentes da tormenta: origens da crise global
Luiz Gonzaga Belluzo
312 páginas - R$ 58,00 (em média)
Editora Unesp

Nenhum comentário: