Ficção brasileira contemporânea, de Karl Erik Schøllhammer, aborda a produção ficcional no Brasil das últimas três décadas até chegar à produção recente, que tem sido chamada de “Geração 00”. Como fruto da análise, o autor levanta várias questões pertinentes para a compreensão das mudanças pelas quais a literatura brasileira passa já há alguns anos.
Bernardo Carvalho, Rubem Fonseca, Nélida Piñon, Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Adriana Lisboa, João Gilberto Noll, André Sant’Ana, Silviano Santiago e Cristóvão Tezza tiveram sua obras estudadas pelo autor. O livro faz parte da Coleção Contemporânea, organizada por Evando Nascimento.
“A tentativa aqui será flagrar o que acontece de significativo na ficção brasileira atual, de maneira a enxergar as continuidades e, principalmente, as rupturas produzidas pelos escritores contemporâneos”, explica Karl Erik Schøllhammer.
O conceito de contemporaneidade é alvo de reflexão e comparado com termos recorrentes associados ao seu significado, como presente, moderno, pós-moderno, entre outros. O autor analisa de forma conjunta e individual as diversas obras de ficção e as contextualiza com a realidade brasileira. A inserção destas obras no mundo globalizado também é pensada pelo crítico literário.
Outra contribuição para o debate sobre as inovações da atual literatura brasileira são as reflexões sobre os estilos mais utilizados nos últimos anos, como o naturalismo, o hiper-realismo, o miniconto, e seus principais expoentes. Com estes escritos, o autor acredita que a obra possa servir de referência nos estudos críticos literários realizados no Brasil.
Serviço
Ficção Brasileira Contemporânea
Karl Erik Scholhammer
176 páginas - R$ 29,90 (em média)
Editora Civilização Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário