segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sociedade Rural Brasileira – 90 anos - Guilherme Wendel de Magalhães


A contratação de imigrantes para as lavouras de café, leis sobre questões agrárias, formação da frente parlamentar rural durante a Constituinte de 1988, o mercado exportador, a regulamentação do setor cafeeiro, técnicas de melhoramento agrícola e todos os temas que mobilizaram o setor rural brasileiro nos últimos 90 anos são alguns dos vários assuntos tratados pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) desde 1919 e agoras registrados em “Sociedade Rural Brasileira – 90 anos”, livro organizado por Guilherme Wendel de Magalhães e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a SRB.

A obra faz um resgate histórico da instituição, incluindo textos publicados em sua principal revista e transcritos para o livro. A apresentação é feita pelo atual presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, e os prefácios são de Reinhold Stephanes, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e João de Almeida Sampaio Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Uma linha do tempo contextualiza a SRB no cenário nacional e aponta fatos relevantes para o setor.

O capítulo “Semear” apresenta a ata da primeira reunião que tratou da fundação da SRB, no dia 20 de maio de 1919, e a biografia do fundador, Eduardo da Fonseca Cotching. Ainda neste capítulo, a história da publicação inaugurada em 1920, sob o nome de “Annaes da Sociedade Rural Brasileira” que em seu início apresentava informações do setor, artigos, e informações internas da entidade. Em 1922, a publicação mudou o nome para Revista da Sociedade Rural Brasileira, acrescentando notícias e estatísticas.

De 1941 a 1946, por imposição do Governo Vargas, a palavra “Brasileira” foi suprimida do nome da revista – o objetivo do governo era de que não se transformasse em porta-voz do campo. Em 1946, voltou a se chamar Revista da Sociedade Rural Brasileira. Nove anos mais tarde, teve o nome alterado para A Rural. Em 1995, transformou-se em Informativo Rural e, em 2009, novamente passou a se chamar A Rural. O capítulo inteiro é ilustrado com fotos dos vários momentos da publicação.

Serviço
Sociedade Rural Brasileira – 90 anos
Organização: Guilherme Wendel de Magalhães
132 páginas - R$ 50,00 (em média)
Imprensa Oficial e Sociedade Rural Brasileira

Nenhum comentário: