quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cidadão Cannes - O homem por trás do festival - Gilles Jacob


Diretor do festival de Cannes de 1976 a 2001, e desde então presidente do evento, Gilles Jacob mescla neste livro as memórias de sua vida pessoal - em que se destacam as peripécias de uma família judia durante a ocupação nazista da França - com uma crônica comovente e saborosa de tudo que viu e ouviu à frente do festival.

Gilles Jacob vai muito além da face mundana de Cannes, desvelando as manobras dos bastidores e as relações nem sempre fáceis entre o cinema europeu e a indústria hollywoodiana. O trabalho de garimpagem de novos talentos de cinematografias periféricas, os percalços para conseguir filmes independentes de países do leste europeu antes da Perestroika, as tentativas de ingerência política no evento, a rivalidade com Veneza e Berlim, tudo isso é relatado numa prosa ao mesmo tempo enxuta e envolvente.

Das intrigas políticas aos chiliques dos grandes astros, das idiossincrasias dos maiores cineastas à sedução irresistível das divas, Jacob constrói em Cidadão Cannes uma espécie de versão moderna das Mil e uma noites, com personagens do calibre de Clint Eastwood, Stanley Kubrick, Sharon Stone e Woody Allen.

Serviço
Cidadão Cannes - O homem por trás do festival
Gilles Jacob
Tradução: Maria Lucia Machado
392 páginas - R$ 54,00 (em média)
Editora Companhia das Letras

Nenhum comentário: