sábado, 29 de maio de 2010

Eu, aos pedaços - Carlos Heitor Cony


Chega às livrarias de todo o país em maio, pela editora LeYa, o livro do jornalista e imortal Carlos Heitor Cony, “Eu, aos pedaços”. A obra reúne crônicas já publicadas sobre a vida pessoal e profissional de Cony.

O autor classifica a publicação desses textos como “uma forma de cometer biografia”. Nesse livro ele narra fatos, descreve pessoas e compartilha os pensamentos que moldaram sua personalidade, crenças e sua trajetória.

Filho do jornalista Ernesto Cony Filho e de Julieta Moraes, Carlos Heitor Cony era considerado mudo até os cinco anos de idade, quando falou pela primeira vez. Aos 18 anos foi para o seminário tentar a vida eclesiástica. Ao ser considerado um caso perdido, seu pai o levou para o jornalismo, que considerava a única alternativa viável nesse caso.

Como era comum entre jornalistas no final dos anos 40, Cony era um apaixonado por poemas e descobriu através das crônicas uma forma de unir seu gosto pelos versos com sua admiração pela vida. E essa prosa poética marca sua obra em mais de 50 anos de profissão.

Em “Eu, aos pedaços” o leitor descobre o amor incondicional do filho pelo pai até o último beijo antes do fim; a simpatia pelo Carnaval e pelas festas juninas e a vocação do autor para falar mal de qualquer assunto, apenas pelo gosto de uma boa conversa. Ao longo de 133 páginas, Cony conta diversos fatos engraçados e confusões que provocou em suas viagens pelo mundo, faz uma singela e sincera homenagem a amigos e personalidades que deixaram marcas em seus 84 anos de existência, além de falar de infância, família e política.

“As luzes se acendem todas as tardes e não tenho a quem abençoar. Nem tenho a quem pedir bênção. Desconfio que melhorei de vida mas me tornei pior. Mágica besta, afinal”.

Serviço:
Eu, aos pedaços
Carlos Heitor Cony
256 páginas - R$ 39,90 (em média)
Editora Leya

Nenhum comentário: