sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ideologia e contraideologia - Alfredo Bosi


De Montesquieu a Marx, de Goethe a Machado de Assis, nenhum movimento relevante do pensamento ideológico escapa ao vigoroso crivo analítico de Alfredo Bosi que, em seu novo livro, percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da sociologia (Max, Weber, Mannheim), Alfredo Bosi investiga a dinâmica de numerosos, e não raro antagônicos, discursos que moldaram a feição da sociedade moderna, bem como suas
singularidades culturais.

Na primeira parte, o professor discorre sobre autores capitais das áreas de filosofia, política e literatura universais, destacando as estratégias contraideológicas que utilizaram para combater o pensamentohegemônico. Em seguida volta-se para o Brasil, analisando as interseções com a cultura ocidental e detendo-se em figuras-chave como Joaquim Nabuco e Celso Furtado. O capítulo final tenta desatar o nó ideológico que reconhece na obra de Machado de Assis.

Ideologia e contraideologia: mais que um ambicioso panorama do pensamento ideológico, já nasce um clássico da inteligência brasileira.

Serviço:
Ideologia e contraideologia
Alfredo Bosi
424 páginas - R$ 58,00 (em média)
Editora Companhia das Letras

Nenhum comentário: