sexta-feira, 28 de maio de 2010

O espalhador de passarinhos - Humberto Werneck


O Espalhador de Passarinhos é uma homenagem de Humberto a seu pai Hugo Werneck, por causa de seu interesse pelas aves, que, em seu esforço preservacionista, recorria à reprodução de pássaros em cativeiro para, depois, devolvê-los à natureza e evitar a extinção de espécies. Vinha também, há décadas, colhendo passarinhos onde fossem abundantes,para semeá-los onde estavam escasseando. Uma batalha para retardar a extinção de várias espécies.

Reunidas pela primeira vez, as 65 crônicas de O espalhador de passarinhos permitem acompanhar a gestação de uma obra vigorosa, que só veio a ganhar a forma de livro tardiamente. Entre 1990 e 2009, período coberto por esta antologia, Humberto Werneck pouco a pouco se confirmou como um dos nossos grandes narradores em atividade.

Depois de estrear em livro com uma reportagem biográfica sobre Chico Buarque (1989), Werneck lançou uma inesquecível história da diáspora dos escritores e jornalistas mineiros (O desatino da rapaziada, 1992); reenveredou pela ficção, com seus contos de juventude, retrabalhados na maturidade (Pequenos fantasmas, 2005); voltou à biografia, com O santo sujo – A vida de Jayme Ovalle (2008) e publicou até mesmo um divertido dicionário de lugares-comuns (O pai dos burros, 2009). Mas, paralelamente a esses trabalhos de fôlego, Werneck seguia se exercitando num outro tipo de arte, que costuma só se aninhar nas páginas da imprensa diária, semanal ou mensal: a crônica.

Serviço
O espalhador de passarinhos
Humberto Werneck
160 páginas - R$ 40,00 (em média)
Editora Dubolsinho

Nenhum comentário: