sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quatro peças curtas - Bernard Shaw


Quatro Peças Curtas de Bernard Shaw é uma amostra do resultado da pesquisa que a Cia Ludens efetuou em 2008 para a montagem da peça Idiota no país dos absurdos (The Simpleton of the Unexpected Isles), escrita por Shaw em 1935, e dirigida por Domingos Nunez, o tradutor das quatro peças contidas neste volume.

A Cia Ludens, fundada em 2003 com o propósito de produzir textos irlandeses no Brasil, pauta-se por um diálogo entre a investigação acadêmica e a prática teatral. Mas, à parte sua ligação com a companhia, este livro destina-se aos profissionais de teatro em busca de alternativas de trabalho e leitores e pesquisadores interessados em literatura dramática.

Como ele mentiu para o marido dela é uma peça sobre moralidade – um marido rico reage de modo surpreendente ao descobrir a traição da esposa. Em A dama negra dos sonetos Shaw declara seu amor e ódio por Shakespeare; o bardo inglês é retratado como um escritor espirituoso, que se apropria dos discursos alheios para a construção de suas obras. O recruta Dennis é um libelo irônico contra a guerra – um soldado irlandês desmascara os interesses hipócritas que estão sob a fachada do patriotismo. E em Um quê de realidade Shaw questiona a utilidade da existência humana – os homens precisam contribuir para a evolução social e intelectual da espécie ou não merecem continuar existindo.

Serviço
Quatro peças curtas
Bernard Shaw
Tradução: Domingos Nunez
168 páginas - R$ 30,00 (em média)
Editora Musa

Nenhum comentário: