sexta-feira, 11 de junho de 2010

Balada da Praia dos Cães - José Cardoso Pires


Dando continuidade ao processo de relançamento da obra de José Cardoso Pires, considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos portugueses, Balada da Praia dos Cães traz uma impressionante história de assassinato, baseada em fatos reais. O livro foi realizado a partir do relato do homem acusado como coautor do crime e de relatórios policiais, o que proporciona ao leitor uma sensação de proximidade e verossimilhança muito forte. Um romance considerado marco na história da literatura policial.

Com pano de fundo Portugal do início dos anos 60, época em que o país era governado por Salazar, o livro pode ser qualificado como um romance policial, ainda que tenha características que fogem à estrutura clássica do gênero. Segundo a análise estruturalista do romance policial feito por Tzvetan Todorov, pode-se dividir a trama de a Balada da Praia dos Cães em duas frentes: uma em que é descrito o inquérito; e outra, construída por meio da investigação que conta o ocorrido do crime.

Dois presos políticos, o major Dantas C., 46 anos, casado, e o arquiteto Fontenova, 25 anos, conseguem fugir da cadeia militar onde aguardavam julgamento por conspiração revolucionária. Na fuga, têm a ajuda de um jovem cabo que prestava serviço no presídio e da amante do major, Mena, ex-estudante universitária. Assim começa Balada da Praia dos Cães: um enredo que mistura coragem e abnegação sob o comando da figura carismática do major Dantas C.

Dantas, homem de personalidade forte e centralizador, foge da prisão com a ideia de organizar um movimento revolucionário clandestino que seria apoiado por personalidades políticas e militares, algumas das quais ligadas ao regime. Contudo, quando a situação se complica, seus companheiros de fuga acabam com ele a tiro e a paulada. Não tarda e cães acham o corpo enterrado na praia. Um crime que abalou a opinião pública portuguesa nos últimos anos da ditadura.

Serviço:
Balada da Praia dos Cães
José Cardoso Pires
368 páginas - R$ 43,00 (em média)
Editora Bertrand Brasil

Nenhum comentário: