terça-feira, 27 de julho de 2010

Inferno - J.A. Strindberg


Inferno é a quarta obra do sueco J. A. Strindberg publicada pela Editora Hedra, depois de Gente de Hemsö, Senhorita Júlia e Outras Peças e Sagas. Com essa publicação finaliza-se um conjunto que abrange todos os gêneros produzidos pelo autor: teatro, conto, romance e autobiografia; além de seus quadros exibidos em todas as capas.

Inferno foi escrito entre 1896 e 1897 e descreve uma crise psicótica sofrida pelo autor enquanto vivia na Paris do final do século XIX. Concebido num momento de profunda solidão e exílio autoimposto, o livro foi escrito originalmente em francês. Mais do que a narrativa autobiográfica de uma grave crise pessoal, Inferno suscita também uma fascinante discussão sobre os processos de criatividade artística e sua relação com os estados de sanidade ou loucura, sendo por isso considerada a obra chave para entender Strindberg.

Foi graças à narração dessa crise, que também representou um terremoto estético e filosófico para o autor, que se compreende sua incessante busca no sentido de um alargamento dos limites da expressão artística e a sua concepção de subjetividade. Razão e desagregação mental, criação artística e alucinação são vistas como regiões limítrofes e aparentadas, sendo a arte apresentada como uma maneira do ser humano lidar com suas vozes e pulsões interiores, dando-lhes uma configuração possível.

Por tudo isso, Inferno está ao lado de outros grandes relatos que dão forma a toda uma época do pensamento moderno e se coloca com uma peça chave para se compreender a arte e a literatura de nosso tempo.

Serviço:
Inferno
J.A. Strindberg
Tradução: Ivo Barroso
234 páginas - R$ 25,00 (em média)
Editora Hedra

Nenhum comentário: