terça-feira, 13 de julho de 2010

Teatro do Êxtase - Fernando Pessoa


Teatro do êxtase reúne cinco peças de Fernando Pessoa, concebidas como poemas dramáticos e destinadas mais à leitura do que à encenação. O marinheiro (1915), único drama publicado em vida, foi incluído no primeiro número da revista Orpheu e figura, juntamente com Fausto, como sua peça mais importante. Definida pelo próprio autor como um “drama estático”, a obra de matriz simbolista apresenta o diálogo entre três mulheres que velam o corpo de uma donzela, sem nenhuma referência histórica.

A morte do príncipe remonta a Hamlet, de Shakespeare. Trata de um príncipe que alcança, através de sua viagem delirante pelos arcanos da própria alma, uma espécie de êxtase visionário, que o leva a afirmar que a única realidade reside no sonho, isto é, não na própria vida, mas no teatro da vida. Diálogo no jardim do palácio guarda referências platônicas, no que diz respeito à reflexão sobre o amor e à dicotomia entre corpo e alma.

Salomé insere-se na rica tradição de leituras do tema bíblico da mulher fatal, ao apresentar o delírio da executora de São João Batista diante de sua cabeça decepada. Sakyamuni, por sua vez, representa a ascensão de Siddhartha Gautama ao estado de iluminação, em que passa a ser reconhecido como Buda. A morte do príncipe, Diálogo no jardim do palácio, Salomé e Sakyamuni são inéditas no Brasil, permaneceram inéditas durante a vida do autor, e passaram a circular apenas no final dos anos 70, na França, e nos anos 80, em Portugal, quando os manuscritos foram reunidos e transcritos.

Serviço:
Teatro do Êxtase
Fernando Pessoa
130 páginas - R$ 18,00 (em média)
Editora Hedra

Nenhum comentário: