No ano em que se comemoram os 80 anos do lançamento de Alguma poesia – livro de estreia do poeta Carlos Drummond de Andrade – o Instituto Moreira Salles lança uma edição especial da publicação que inclui textos, críticas e anotações. Alguma poesia – O livro em seu tempo, organizado por Eucanaã Ferraz – responsável pela programação literária do IMS –, traz um fac-símile do volume que pertenceu ao próprio Drummond, com anotações manuscritas de mudanças que o poeta incorporaria nas edições seguintes.
Além disso, a publicação reúne cartas de amigos e críticos acusando o recebimento do livro, bem como uma rica amostra das resenhas e artigos publicados no calor da hora pelos jornais de 1930 e 1931. Um texto de apresentação, assinado pelo organizador, traça o percurso de Drummond de 1924 até maio de 1930 e mostra que, desde as primeiras semanas em que começou a circular, Alguma poesia já se afirmava como peça central da poesia brasileira, objeto de polêmicas, elogios e também terríveis críticas.
Para a edição do IMS, foi imprescindível a colaboração dos netos de Drummond, Pedro Augusto e Luis Mauricio Graña Drummond, e da Fundação Casa de Rui Barbosa – especificamente do seu Arquivo Museu de Literatura Brasileira, onde estão depositados os recortes, fotos e cartas que ilustram a edição.
Serviço
Alguma poesia: o livro em seu tempo
Carlos Drummond de Andrade
Organização: Eucanã Ferraz
392 páginas - R$ 50,00
Editora Instituto Moreira Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário