terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fogo Amigo - A. B. Yehoshua


A virtuosidade da arte narrativa de A. B. Yehoshua já é bem conhecida no Brasil. Os quatro romances de sua autoria publicados no país pela Companhia das Letras ilustram a maestria de sua vasta produção ficcional, completada por contos e peças teatrais e acompanhada por uma engajada produção ensaística. Em Fogo amigo, seu mais recente livro, a narrativa é pontuada pelo acendimento gradual das velas do candelabro festivo do Hanukah, e acompanha sete dias decisivos na vida de um casal israelense de meia-idade.

Yaari, o protagonista, está às voltas com os cuidados exigidos pela doença do pai e as visitas devidas aos filhos e netos, enquanto os uivos lancinantes emitidos pelo poço de elevadores de um edifício ultramoderno recém-construído em Tel Aviv desafiam sua reputação de bem-sucedido engenheiro projetista. Sua esposa Daniela, professora do ensino secundário, aproveita o feriado escolar para viajar até um lugarejo perdido nas savanas da Tanzânia, procurando no silêncio de Yirmiyahu, ex-cunhado decidido a cortar todos os vínculos com Israel, os traços fugidios da presença da irmã morta.

Ecoando os guinchos do elevador semiclandestino instalado por seu pai num velho apartamento em Jerusalém, assim como os lamentos das numerosas famílias israelenses dilaceradas pela violência da guerra, os misteriosos ruídos que perturbam a frágil tranquilidade do feriado de Yaari sinalizam a magistral alegorização dos cenários do livro. Nas desoladas paisagens africanas, a ancestralidade arqueológica da espécie humana convive com as sombras do passado da pequena família israelense, perturbada pela morte de um de seus membros pelo "fogo amigo" das forças de ocupação na fronteira da Cisjordânia. Os acontecimentos soterrados na memória de Yaari e Daniela afloram de maneira inusitada, formando uma totalidade apenas resolvida, como numa delicada composição em contraponto, com o esperado reencontro das vozes amorosas do casal.

Serviço
Fogo Amigo
A. B. Yehoshua
Tradução: Davy Bogomoletz
384 páginas - R$ 54,50 (em média)
Editora Companhia das Letras

Nenhum comentário: