segunda-feira, 9 de agosto de 2010

João e Maria - Irmãos Grimm


Para a premiada ilustradora tcheca Květa Pacovská, “as imagens de um livro ilustrado são a primeira galeria de arte que uma criança visita”. Em João & Maria, texto clássico dos irmãos Grimm publicado na íntegra pela Cosac Naify, ela leva a fundo esta afirmação e convida os leitores a percorrer uma experiência estética e sensorial ao longo das páginas, num jogo de contrastes, cores e formas.

Květa Pacovská transita entre as mais variadas artes – pintura, design, escultura, poesia, performance. Esta tendência em unir diferentes técnicas e modos de representação se repete em seus livros infantis, nos quais se misturam formas geométricas, colagens, recortes, desenhos em preto e branco e tintas especiais. Reconhecida internacionalmente, já recebeu prêmios importantes, como o Hans Christian Andersen (1992), o Grand Prix da Bienal Internacional de Bratislava (1965) e o Graphic Prize da Feira de Bolonha (1988).

Em João & Maria, Kveta reinventa o conhecido conto dos Grimm por meio de uma narrativa visual moderna, marcada pela linguagem experimental e inovadora. É sobretudo a bruxa má que nos salta aos olhos, que aparece logo na capa. A figura de aparência selvagem e cruel, com seu nariz enorme, verrugas e olhos vermelhos, amedronta os indefesos irmãos João e Maria, abandonados na floresta pelo pai e pela madrasta.

Oscilando entre a abstração e a figuração, a artista permite às crianças infinitas interpretações de seus desenhos, num exercício de imaginação e a fantasia. A oposição entre claro e escuro – vermelho e preto – provoca uma tensão visual condizente com a aflição dos garotos prestes a virar almoço da bruxa. Há ainda o recurso do papel brilhante, que realça detalhes dos desenhos. Nesta sofisticada interação entre texto e imagem, sequências sem palavras permitem alternar leitura e contemplação.

Serviço
João e Maria
Irmãos Grimm
Ilustração: Kveta Pacovská
Tradução: Jamil Maluf, Mônica Rodrigues da Costa
30 páginas - R$ 49,00 (em média)
Editora Cosac & Naify

Nenhum comentário: