segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rua da praia - Rafael Guimaraens


O livro propõe uma caminhada de ponta a ponta pela principal rua de Porto Alegre, mostrando seus prédios arquitetônicos, episódios históricos e personalidades marcantes. O traçado da Rua da Praia funciona como uma linha do tempo. Os textos, mostrados por ordem de endereço proporcionam um passeio em que passado e presente se complementam.

Entre os temas tratados, estão a chegada dos Açorianos, o Largo da Forca, onde eram sacrificados os condenados à morte – que mais tarde seria a Praça da Harmonia, reduto dos poetas -, os centros culturais Mario Quintana e Erico Verissimo, a Feira do Livro, o início da Revolução de 1930, a chegada da fotografia e do cinema a Porto Alegre, as principais livrarias, a Esquina Democrática, entre vários outros. No trajeto, o leitor se depara com fotografias que mostram aspectos insólitos e personagens peculiares do cotidiano da rua, que normalmente não são percebidos pelos passantes.

Porto Alegre – um passeio no tempo, tem texto de Rafael Guimaraens, fotos de Marco Nedeff e ilustrações de Edgar Vasques, e conta, na condição de consultores, com os professores Sérgio da Costa Franco e Günter Weimer, também autor de desenhos de fachadas históricas.Editado pela Libretos, com design de Clô Barcellos, o livro de 204 páginas tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, alusivo à construção do Centro Cultural da Caixa, no edifício do Cine Imperial.

Serviço:
Rua da praia
Rafael Guimaraens
204 páginas - R$ 68,00 (em média)
Editora Libretos

Nenhum comentário: