quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Textos escolhidos - Karl Popper


Oito textos em teoria do conhecimento, sete em filosofia da ciência, sete em metafísica e oito em filosofia social formam este volume representativo da obra de Sir Karl Popper (1902-1994), publicado pela Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Contraponto. Selecionados por David Miller, os textos expõem os aspectos essenciais da filosofia de Popper, como a crítica à indução, a maneira de diferenciar a ciência e a pseudociência, o papel da razão e a defesa da liberdade conjugada com reformas sociais gradativas. Popper revisa e critica o pensamento de inúmeros autores, com destaque para os pré-socráticos, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, David Hume e Karl Marx.

No panorama da filosofia da ciência contemporânea, Karl Popper revolucionou a discussão nessa área, levantando importantes questões sobre metodologia científica e sobre a natureza das teorias científicas. Uma de suas propostas mais inovadoras consistiu no falsificacionismo, mostrando que hipóteses científicas não podem ser verificadas conclusivamente, mas podem ser falseadas (ou reveladas falsas). A possibilidade de falseá-la é o que torna mais dinâmica uma teoria científica, levando à formulação de novas hipóteses, que, por sua vez, devem ser submetidas a processos de falseamento. Assim, aprendemos com os erros. Isso evita o dogmatismo e permite o desenvolvimento das teorias científicas.

David Miller foi durante muitos anos assistente de Popper na London School of Economics e um de seus colaboradores mais próximos. Os textos aqui reunidos por Miller estão entre os mais representativos de Popper, ressaltando a originalidade de sua contribuição e incluindo desde alguns de seus primeiros trabalhos até os últimos.

Serviço
Textos escolhidos
Karl Popper
Organização: David Miller
Tradução: Vera Ribeiro
438 páginas - R$ 60,00 (em média)
Editora Contraponto e PUC-Rio

Nenhum comentário: