quinta-feira, 30 de julho de 2009

Palavras de Buenos Aires


Não há como ter certeza da verdade, esta é uma mentira tão interessante que julgamos ser possível. Assim são as narrativas de ABC, Adolfo Bioy Casares.

O livro reúne catorze contos do escritor argentino, publicados entre 1948 e 1969. Essas Histórias Fantásticas são permeadas de um fascínio pela cultura antiga e também por uma perplexidade diante da ciência e do comportamento moderno. Há mistérios que são tramados ao redor de referências a lendas celtas e deuses pagãos, enquanto outros contos incluem seres alienígenas e tecnologias sinistras, capazes, por exemplo, de absorver e perpetuar a alma de um ser vivo. Essas investigações e exercícios de fantasia são marcados por uma erudição que envolve o leitor, sem nunca escorregar para o exibicionismo.

Destas histórias embora marcadas, não podemos situá-las em um tempo exato. No mesmo instante que são do 'presente' elas pertencem a um remoto tempo no qual não sabemos definir como sendo o anterior ou aquele que esta por vir. Sabemos apenas que estamos em Buenos Aires e que este substantivo é quase um arquetipo. De Bioy acompanhamos uma narrativa lúcida e inteligente, não tão intelectual como a borgiana, mas culta a ponto de impedir constentações.

A presente edição conta com uma pesquisa iconográfica que enriquece a leitura permeando imagens selecionadas no Arquivo Nacional da Argentina e de álbuns da família de Bioy com aqueles que o escritor faz questão de construir através de uma complicada união de simbolos.

O apêndice do livro traz ainda comentários sobre o autor e um resumo do enredo de cada conto, bem como esclarecimentos pontuais sobre referências culturais e intertextualidade. Há também uma lista das adaptações cinematográficas dos contos e uma boa bibliografia de Bioy.

Serviço

Histórias Fantásticas
Adolfo Bioy Casares
Tradução: José Geraldo Couto
304 páginas - 7 ilustrações - R$ 49,00 (em média)
Editora: Cosac & Naify

Nenhum comentário: