Ismail Xavier é um dos mais importantes pensadores do nosso cinema. Nas entrevistas aqui reunidas, Ismail, deixando de lado sua discrição metodológica habitual, enfatiza um tipo de interpretação formal que privilegia as conexões entre história, cinema e ideologia. “A teoria do cinema não está isolada e deve dialogar com os mais diversos contextos da reflexão estética; nesse sentido, a teoria que se apóia na pesquisa histórica, e inversamente a realimenta, tem um papel fundamental de contraponto face ao que emerge do debate sobre a cultura e a sociedade contemporânea.”
Com 24 anos Ismail passa a integrar o corpo decente do Departamento de Cinema na Escola de Comunicações da USP. Sua tese de mestrado Sétima arte: um culto moderno, defendida em 1975 e orientada por Paulo Emílio Salles Gomes é publicada em 1978.Em sua tese de doutorado, orientado por Antonio Candido, discute o estilo de Glauber Rocha, em 1980 publicada como Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. Realiza PhD e pós-doutorado na New York University, Em 1993 Publica Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal, sua tese de livre docência. Em 2003 publica O olhar e a cena.
Serviço
Encontros
Ismail Xavier
Organização: Adilson Mendes
296 páginas - R$ 29,90 (em média)
Editora Azougue
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