segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma história de São Paulo pelo Oriente.

Quando se fala sobre imigração em São Paulo, no geral se tem como referência um ambiente rural impulsionado pela pujante economia do café. Nas sombras desta história, há um tecido urbano fortemente influenciado pelo afluxo de sírios e libaneses que chegam à capital paulista entre os anos de 1890 e 1960 para se integrarem a uma estrutura social diversificada e complexa. Percorrendo a aglomeração de lojas de tecidos e armarinhos, Patrícios - Sírios e libaneses em São Paulo tem como foco principal justamente o processo de integração destas duas etnias no meio social paulistano.

Oswaldo Mário Serra Truzzi recria, neste lançamento da Editora Unesp, o modo como sírios e libaneses se dedicaram ao comércio, discute os dilemas relativos à construção de identidades e analisa as estratégias de mobilidade social. Também faz uma comparação com o processo imigratório norte-americano, ressaltando os contextos relativos à sociedade receptora. Como coloca Boris Fausto na introdução ao livro, esta incursão comparativa é particularmente frutífera, colocando em relevo "o estágio de desenvolvimento econômico do Brasil e dos Estados Unidos, na época do afluxo dos imigrantes, a concorrência entre as diferentes etnias na disputa pelos nichos de mercado, o peso da cultura anglo-saxã, tal como foi modelada nos Estados Unidos".

Esta segunda edição oferece ainda uma recente pesquisa feita com mulçumanos árabes em São Paulo, que faz avançar cronologicamente o estudo até as últimas décadas, explorando as sociabilidades e os valores familiares desse grupo.

Serviço
Patrícios - Sírios e libaneses em São Paulo
Oswaldo Mário Serra Truzzi
354 páginas - R$ 50 (em média)
Editora Unesp

Nenhum comentário: