sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"O diabo na rua, no meio do redemunho"


A Editora Nova Aguilar, dando prosseguimento à parceria editorial com a Nova Fronteira, lança, após criteriosa preparação de texto e revisão, a nova edição de João Guimarães Rosa: Ficção completa, que reúne em dois volumes toda a produção ficcional do autor: Sagarana, Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém, Noites do sertão, Grande Sertão: Veredas, Primeiras estórias, Tutaméia, Estas estórias e Ave, palavra. A obra traz ainda cronologia da vida e da obra, bibliografia, iconografia, diálogo com Günter Lorenz e extensa fortuna crítica assinada por nomes como Tristão de Ataíde, Franklin de Oliveira, Antonio Candido, Augusto de Campos, Walnice Nogueira Galvão, Luiz Costa Lima, Paulo Rónai e Haroldo de Campos, entre outros.

A organização é do professor Eduardo F. Coutinho.“A obra de Guimarães Rosa é uma obra plural, marcada pela ambigüidade e pelo signo da busca, que se ergue como uma constelação de elementos muitas vezes opostos e contraditórios”, escreve o organizador no prefácio desta edição. “Regional e universal, mimética e consciente de seu próprio caráter de ficcionalidade, ‘realista’ e ‘anti-realista’, ela é, por excelência, um produto do século XX, uma arte de tensões e relatividade, e ao mesmo tempo a perfeita expressão do contexto de que emerge, uma terra que só pode ser compreendida quando vista como um grande amálgama de culturas.

(...) A fortuna crítica de Guimarães Rosa cresce a todo momento, como aumenta e se diversifica seu público ledor, e cada travessia realizada pelas páginas de seus livros é, como afirmou o próprio autor a respeito do idioma, uma ‘porta para o infinito’.”A Nova Aguilar, fundada em 1958, ficou conhecida pela linha de obras completas que incluem autores como Camões, Cervantes, Dostoiévski e Oscar Wilde. Entre os brasileiros, já foram lançadas as obras reunidas de Mario Quintana, Fernando Sabino, Vinicius de Moraes, entre tantos outros.

O trabalho é coordenado por Sebastião Lacerda, com a experiência de quem há décadas trabalha com edição de obras completas à frente da editora. Em sua parceria com a Nova Fronteira, a Nova Aguilar já lançou novas edições das obras de Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo e o teatro de William Shakespeare traduzido por Barbara Heliodora.

Serviço
João Guimarães Rosa: Ficção completa 2 volumes
João Guimarães Rosa
Organizador: Eduardo F. Coutinho
2.320 páginas - R$ 390,00 (em média)
Editora Nova Aguilar

Nenhum comentário: