sexta-feira, 11 de setembro de 2009

História do Design Gráfico

História do design gráfico, de Philip Meggs (1942 - 2002), é o maior e mais ambicioso lançamento da Cosac Naify na área de design gráfico. Referência obrigatória para estudiosos e profissionais desde sua primeira edição em 1983, é o registro histórico mais abrangente já produzido sobre o assunto. Em edição revisada e atualizada pelo historiador e designer Alston W. Purvis, os 24 capítulos fartamente ilustrados por 1300 imagens comentadas, que se estendem por mais de 700 páginas, percorrem comfluidez, clareza e rigor o vasto arco da comunicação através de meios visuais que vai da pré-história à era da informação, analisando a produção de seus protagonistas mais relevantes.

O livro divide-se em cinco partes, que tratam de períodos de tempo progressivamente mais curtos e adensados. Prólogo ao design gráfico parte dos primeiros sinais produzidos pelo homem, passando pela invenção da escrita e das primeiras técnicas gráficas e chegando aos manuscritos iluminados que permaneceram em produção até o século XV. Um Renascimento impresso relata a chegada das técnicas orientais de impressão à Europa e a revolução que sofreram nas mãos de visionários como Gutenberg, espalhando-se pela Itália, França, Holanda, Inglaterra e Espanha e produzindo momentos de verdadeira genialidade tipográfica ao longo de mais de quatro séculos.

A ponte para o século XX trata das transformações e conflitos impostos pela Revolução Industrial, num cenário convulsionado por invenções como a fotografia, a litografia offset e a composição mecânica, de um lado, e pelos movimentos arts & crafts e Artnouveau, de outro. O período modernista traça o percurso que leva dos cubistas, futuristas e dadaístas à depuração formal, produtiva e ideológica que encontrou na Bauhaus a síntese de suas intenções, migrando por forçada guerra para o cenário fortemente comercial dos EUA. Fechando o volume, A era da informação abre o leque de desdobramentos do modernismo, dos representantes da escola suíça e dos grandes sistemas de identidade corporativa aos dissensos do design pós-moderno e à revolução digital.

Embora o espectro coberto por História do design gráfico seja verdadeiramente monumental, seu discurso é construído com relatos e exemplos sucintos e cuidadosamente selecionados, prestando-se tanto à pesquisa conceitual como à investigação factual e de repertório. Uma extensa bibliografia dividida por capítulos facilita o aprofundamento dos temas abordados.

Serviço
História do Design Gráfico
Philip B. Meggs
Edição revista e atualizada por: Alston W. Purvis
Tradução: Cid Knipel
Revisão técnica: André Stolarski
720 páginas - 1300 ilustrações - R$ 198,00 (em média)
Editora Cosac & Naify

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