quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um pouco do outro

Com fatos retrospectivos e atuais, Brumas do Tibete, novo livro da “Série 21” e lançamento da Publifolha, expõe os surpreendentes contrastes entre realidades tibetanas e a imagem criada para a mídia e a opinião pública mundial, por meio século de propaganda, relações públicas, lobby e sutil desinformação.

O livro escrito por Aldo Pereira, colaborador especial da Folha de S.Paulo e que a convite do jornal foi ao Tibete preparar uma reportagem especial, apresenta a atual situação do local além dos principais aspectos de sua cultura e população.

O título tenta substituir a visão idílica que países ocidentais evocam sobre o Tibete como um país remoto, quase miragem de imagens indistintas, vagamente evocativas de um povo enlevado pela espiritualidade destilada em séculos de isolamento.

Para o autor, o livro não tem a pretensão de dissipar por inteiro as curiosidades mundiais sobre o país. “Tibete sempre será um assunto fascinante, misterioso e vasto como os abismos de lá. Espero trazer apenas elementos suficientes para indicar a falsidade essencial da ideia que fazemos dessa terra.”

Brumas do Tibete faz parte da “Série 21”, uma coleção de livros breves, no formato de ensaio, reportagem ou entrevista, que tratam de temas urgentes que definem este início de século. A série conta ainda com os livros A Escalada da Carga Tributária, do jornalista Gustavo Patu, Terror Global, do jornalista Demétrio Magnoli, Humanidades Sem Raças?, do doutor em genética humana Sérgio D. J. Pena, A Formação da Culinária Brasileira, do sociólogo Carlos Alberto Dória, e Eleições 2.0, do diretor de tecnologia Antonio Graeff.

Serviço
Série 21 – Brumas do Tibete
Aldo Pereira
104 páginas - R$ 12,90
Publifolha

Nenhum comentário: