quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O inconsciênte coletivo

Dentre os primeiros exploradores do inconsciente, o suíço Carl Gustav Jung (1875 – 1961) é certamente um dos mais contraditórios. Ao longo de sua vida, Jung experimentou sonhos periódicos e visões com notáveis características mitológicas e religiosas, os quais despertaram o seu interesse por mitos, sonhos e a psicologia da religião.

Para entender as idéias do “lado B” da pscicologia criada por Freud, o 74º volume da coleção Folha Explica, da Publifolha, sintetiza os principais tema da obra de Jung. Esse é o terceiro livro que se empenha em explicar a psicanálise, ao lado de Folha Explica Freud e Folha Explica Lacan.

Considerado, ainda hoje, um místico, confuso e simpatizante do nazismo e bígamo, Jung aliou-se a Freud, separou-se e logo depois criou uma escola própria, ampliada e praticada por muitos ao redor do mundo.

As idéias de Jung trabalham a hipótese de que o Ocidente chegou a um ponto no qual é necessária a retomada da vida interior, preocupação que sempre foi mais elaborada pelo Oriente e que permite a compreensão das mudanças humanas sob o poder das religiões, alguma atividade mísitca ou das filosofias de interesse coletivo.

“Na segunda metade do século 20, cresceu o interesse do Ocidente pelo Oriente. Médicos acupunturistas estão em todas as capitais, existem franquias de cursos de ioga e várias escolas de meditação - os livros de Paulo Coelho exploram temas místicos e vendem como água. Ao mesmo tempo, as idéias de Jung, as religiões e o interesse pela mística ressurgem com força inesperada”, avalia o autor de Folha Explica Jung, Tito R. de A. Cavalcanti.

Apesar de seus interesse pelas religiões, Jung nunca se refere à adesão a alguma religião específica como necessária e nem defende algum tipo de atividade mística. O livro mostra que ele sempre se considerou um cientista e como seus estudos retratam, em si, os fenomênos religiosos como realidades psíquicas.

Serviço
Folha Explica - Jung
Tito R. de A. Cavalcanti
96 páginas - R$ 17,90 (em média)
Publifolha

Nenhum comentário: