quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Para entender um pouco de nós

Melanie Klein (série “Folha Explica”, vol. 76), lançando pela Publifolha, revela as principais idéias de Melanie Kelin (1882-1960). Esse é o quarto livro sobre psicanálise da série, ao lado de Freud, Lacan e Jung.

Os autores e pscicanalistas Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Luís Claudio Figueiredo mostram que Melaine Klein foi, depois de Freud, quem mais estudou e contribuiu para que se compreenda o funcionamento psíquico inconsiente e as experiências que desafiam todas as medidas de bom senso. Os principais discípulos de Klein são Wilfred Bion (1897-1979) e Donald Winnicott (1896-1971).

“Melanie Klein ensinou a pôr de lado a razão e o senso de medida para compreender o caráter autônomo e demoníaco das fantasias inconscientes e angústias”, revela o autor Luís Claudio.

Para os autores, a canção “O Que Será”, de Chico Buarque, segue como exemplo para se compreender os estudos de Melanie Klein, pois fala daquilo “que não tem medida nem nunca terá”, as onipotentes e desmedidas paixões – amor, ciúme, vontade de controle e posse, ambição, gula, inveja, raiva, ódio, desejo de morte e destruição – com seu caráter indomável, ilimitado e insaciável. É um mundo de desejos, medos, culpas e angústias fantasmagóricos.

A partir da década de 20 até o fim de sua trajetória, Melanie Klein procurou desvendar a pscanálise infantil e questões cruciais como o desejo e a inveja. Leia um trecho do estudo da autora.

Meu trabalho ensinou-me que o primeiro objeto a ser invejado é o seio nutridor, pois o bebê sente que o seio possui tudo o que ele deseja e que tem um fluxo ilimitado de leite e amor que guarda para sua própria gratificação: assim é [também] o primeiro objeto a ser invejado pela criança...

Serviço
Melanie Klein
Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Luís Claudio Mendonça Figueiredo
112 páginas - R$ 17,90 (em média)
Publifolha

Nenhum comentário: