quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pelas letras, um econtro com a magnitude de Oiticica

Hélio Oiticica é reconhecido internacionalmente como um artista plástico de primeira grandeza. A sua obra e seu pensamento continuam influenciando o melhor de nossa produção cultural.

O presente livro, volume da Coleção Encontros dedicado a Hélio Oiticica, ao reunir de forma inédita suas principais entrevistas e depoimentos, é um documento fundamental para a compreensão de sua trajetória e de nossa história recente.

Pela sua magnitude, por tão novo ter vindo ao mundo da arte e também tão novo ter deixado a Terra, Hélio se tornou um mito. E sobre os mitos, sabemos que muito se inventa. E ninguém melhor para desmitificá-lo do que ele mesmo. Assim, trazemos em suas palavras um pensamento rigoroso e desafiador, marca de Hélio Oiticica.

Hoje no Rio de Janeiro existe o Centro de Arte Hélio Oiticica, e na Galeria Tate Modern, em Londres, Hélio é o único artista em exposição permanente. Nos anos 1950 Hélio Oiticica estuda pintura com Ivan Serpa, inicia seus Metaesquemas e funda no final da década o grupo Neoconcreto, ao Lado de Lygia Clark, Ferreira Gullar e outros artistas. Faz parte do Grupo Nova Objetividade na primeira metade dos anos 1960, quando se descola da tela plana para encontrar do espaço, nos objetos e na performance seu campo investigação e invenção. Ainda nos anos 1960 se liga aos artistas que fariam a Tropicália, nome dado em função de uma obra deste artista. Realiza na Whitechapel Gallery em Londres, o projeto Éden. Em 1970 Recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim e muda-se para Nova York, onde fica até 1978. Morre em 1980 no Rio de Janeiro.

Serviço
Encontros Hélio Oiticica
Organização: César Oiticica Filho, Sergio Cohn e Ingrid Vieira
280 páginas - R$ 29,90 (em média)
Editora Azougue

Nenhum comentário: