sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A vida em Ruanda pelos olhos de uma mulher

Apesar dos avanços nas questões femininas, a realidade das mulheres em países marcados por conflitos étnicos e religiosos ainda é bastante dura. Em Ruanda, país africano que aos poucos se recupera de um genocídio, meninas e mulheres adultas sofrem com a falta de oportunidades para estudar e trabalhar. Este cotidiano é o cenário do romance de estreia da zambiana Gaile Parkin, Assando bolos em Kigali.

A obra é protagonizada por Angel Tungaraza, uma mulher no início da menopausa que muda com o marido e os cinco netos da Tanzânia para Ruanda. A dona de casa logo decide abrir seu próprio negócio para melhorar a renda familiar e começa a vender bolos decorados sob encomenda para a vizinhança, composta em sua maioria por estrangeiros. Dividida entre questões de ética profissional e fantasmas de seu passado, Angel se envolve na rotina de sua pequena comunidade e atua como um agente de mudança, resolvendo conflitos domésticos, promovendo uniões amorosas e compartilhando segredos.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por seus vizinhos, o negócio vai bem – e uma boleira só consegue obter sucesso se as pessoas tiverem motivos para comemorar. Ao perceber a capacidade de superação daqueles que a cercam, Angel aprende a lidar com suas chagas e a tolerar as diferenças culturais de seu novo país.Assando bolos em Kigali é um romance leve e delicado que mostra, sobretudo, o poder da mudança, seja física, como a menopausa de Angel; política, como as que se iniciam em Ruanda; ou mais profunda, psicológica e cultural, somente possível por meio da solidariedade entre os seres humanos.

Serviço
Assando bolos em Kigali
Gaile Parkin
Tradução: Helena Londres
320 páginas - R$ 38,00 (em média)
Editora Globo

Nenhum comentário: