Investindo em novos autores, a Cosac Naify publica o segundo livro da artista plástica Cynthia Cruttenden. Como em sua primeira obra, Sob o Sol, sob a Lua, a força do trabalho de Cynthia é a técnica utilizada para realizar as ilustrações, em perfeita harmonia com o texto, sintético e poético. No livro de estreia, os carimbos em borracha proporcionavam o embate entre o dia e a noite, a cobra e a lobo. Neste Noite do sertão, as cores surgem do preto (veja no site da editora como executar), ou seja, a luz vem da escuridão, assim como o cavaleiro andante que atravessa o sertão em plena noite até o amanhecer.
Em um clima de sonho e devaneio, o cavaleiro invade o silêncio e a escuridão do sertão, iluminado pela luz da Lua. Como se alcançasse o céu, o satélite ganha o contorno de uma flor espetada que, por sua vez, transforma-se em um besouro, um pássaro, uma cobra... Nesta metamorfose, o cavaleiro se depara com os animais e as plantas da paisagem sertaneja. E também com os perigos, como a onça que o espera ao final.
Estas imagens foram criadas com uma técnica simples, possível de ser repetida pelas crianças: a autora pintou folhas de cartolina com giz de cera colorido, cobriu com nanquim e raspou os desenhos com um objeto pontiagudo . a tampinha da caneta BIC, um clipe aberto, a pontinha de uma fivela tique-taque, uma lapiseira sem ponta. Conforme o nanquim vai saindo, a cor do giz de cera aparece ao fundo.
Além da evidente inspiração no universo sertanejo de Guimarães Rosa (presente na epígrafe ao final da história), Cynthia começou a imaginar Noite do sertão quando viu a capa de um disco da gravadora Marcus Pereira, com um homem montado no cavalo. .Logo comecei a desenhar e a
escrever, e ao adentrar a escuridão, misteriosamente, cavaleiro e bichos surgiram pouco a pouco., conta a autora, em depoimento ao final do livro.
O consagrado autor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós exalta, no texto de quarta capa, a qualidade da publicação: .Neste novo livro, viajando noite adentro pelo sertão, na sombra do luar e nas asas do cavaleiro, a autora nos oferece um texto aberto para outras tantas indagações poéticas. A partir das dicotomias criadas, somos convidados a escolher entre a noite e o dia, entre o sertão e a Lua. Mas nosso desejo é restar entre os dois.
Serviço
Noites do Sertão
Cynthia Cruttenden
32 páginas, 13 ilustrações - R$ 35,00
Editora Cosac & Naify
Nenhum comentário:
Postar um comentário