quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mapas para entender a sociedade


“Mapas de um mundo” traz aquarelas, rolos e intervenções sobre livros do arquiteto e artista plástico. Com sobreposições de imagem e texto e variação de suportes, os trabalhos são apresentados por comentários de Berta Waldman. O livro será lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo na Pinacoteca do Estado no dia 24 de outubro

“A imagem muda em palavra, a palavra em mancha, um texto confunde-se com outro, estabelecem-se diálogos entre texto posto e o sobreposto, além do trânsito de um idioma a outro. Esses sinais de incompletude forçam o movimento que busca significar mais”. A descrição poética de Berta Waldman pretende dar conta do trabalho múltiplo e inquieto de Feres Lourenço Khoury, que lança, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, “Mapas de um mundo”, no dia 24 de outubro, às 11 horas, na Pinacoteca do Estado. Uma versão em inglês da obra também foi editada.

Neste mesmo dia, a Imprensa Oficial lança “O quadrado amarelo”, livro de ensaios do poeta, ensaísta, memorialista, historiador, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva.

O livro faz uma amostragem de suas obras dos últimos anos, com aquarelas e colagens sobre papel, intervenções em livros e rolos de dez metros de comprimento. Por todos os trabalhos perpassa a sobreposição entre imagens – ora figurativas, ora abstratas – e textos, com ênfase na poesia. Artista plástico, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e da Faculdade de Design de Moda Santa Marcelina, Feres Khoury entrou em 1972 na FAU e no ano seguinte já participava de mostras coletivas expondo suas gravuras. Mestre e doutor em Poéticas Visuais, desenvolve pesquisa na área de Narrativas Visuais, estudando as relações entre imagem e poesia – tema que se traduz em sua produção artística.

“Mapas de um mundo” agrupa as reproduções do trabalho do artista em séries: “Papéis avulsos”, “Livros de Pensar”, “Caderno de todos os dias”, “Cadernos de Poesia” e “Rolos”. No primeiro grupo, a produção do artista de aquarela sobre papel combina imagens abstratas e pictóricas (uma xícara, um pé, uma taça) com textos de Pina Bausch, Fernando Pessoa e Paul Celan, por exemplo. “Traços de linha viva movem-se por si mesmas, atravessando fotografias, fotogramas, versos de poemas, compondo o conjunto por uma diagramação que contém as partes credenciadas em situação de diálogo onde, também, soa a música”, comenta Berta Waldman, cujo texto “’Margens” acompanha, ao longo do livro, a exposição dos trabalhos de Khoury.

Serviço
Mapas de um mundo
Feres Lourenço Khory
184 páginas - R$ 100,00 (em média)
Editora Imprensa Oficial

Nenhum comentário: