quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Na rua - Vincenzo Pastore


Este livro traz a público um dos mais agudos retratos da cidade de São Paulo no início do século XX. O fotógrafo italiano Vincenzo Pastore, radicado no Brasil desde 1894, encontrou, nas bordas da modernidade, percorrendo com sua câmera as ruas mais distantes do Centro, para além dos grandes magazines, dos cafés e das confeitarias chiques, uma realidade bastante diferente da chamada belle-époque.

O que se vê aqui é um espaço urbano que, na década de 1910, enfrentava dois grandes desafios. De um lado, superar os desequilíbrios sociais herdados dos períodos colonial e imperial, os quais a abolição da escravatura, em 1888, e a proclamação da República, em 1889, ainda não haviam sido suficientes para eliminar. De outro, lidar com uma nova categoria de cidadãos marginalizados, que, no entanto, entravam com força na composição da sociedade paulistana: os imigrantes. Entre eles, é claro, o próprio Pastore.

Como diz o crítico Antônio Arnoni Prado, que assina a apresentação deste volume, “os rostos de Pastore, vistos em conjunto, são esgares vivos da luta pela sobrevivência primária na província assolada pelo novo século. Tomados individualmente, como produtos de um olhar forasteiro, são marcas do atraso, incompatíveis com a assimilação improvisada do progresso, que acelerou os ritmos da cidade, atropelou as diferenças, importou soluções, imaginando transformar São Paulo numa extensão tropical da Europa”.

Em imagens que combinam apuro formal e temática social, antecipando uma espécie de estética neorrealista, é o dia-a-dia dessa luta pela sobrevivência que se destaca no conjunto aqui reunido. Carroceiros procuram serviço, lixeiros enchem seus carroções, barbeiros esperam seus fregueses, lavadeiras conversam com baldes pendurados nos braços, negros descalços andam pelas ruas como autênticos escravos do ganho, vendendo o que lhe cai às mãos para amealhar a féria do dia. Parte integrante do acervo do IMS, as fotografias de Vincenzo Pastore revelam, por tudo isso, uma imensa curiosidade urbana e humana, capaz de dizer muito sobre o passado da capital paulista e, também, sobre as ilusórias estratégias do progresso em nosso país.

Serviço
Na rua
Vincenzo Pastore
205 páginas - R$ 50,00 (em média)
Instituto Moreira Salles

Nenhum comentário: