Publicado originalmente em 1956, A vida literária no Brasil - 1900 tornou-se parte de uma bibliografia fundamental para qualquer estudioso e admirador da literatura nacional. O jornalista Brito Broca realizou um trabalho sem precedentes ao compilar e analisar os principais fatos - tanto artísticos quanto sociais - que marcaram o mundo das letras durante a belle époque brasileira, período compreendido entre os últimos anos do século XIX e o término da Primeira Guerra Mundial.A primeira edição do livro se esgotou rapidamente, sendo que a segunda (1960) seguiu pelo mesmo caminho. Durante mais de quatro décadas, A vida literária no Brasil - 1900 esteve fora de catálogo e se transformou em uma raridade disputada por bibliófilos de todo o país. Agora, finalmente, a obra ganha uma novíssima edição pela José Olympio.
No Brasil, o "1900" caracterizou-se principalmente pela fase de remodelação do Rio de Janeiro. Na tentativa de dar à cidade um aspecto parisiense, o prefeito Pereira Passos iniciou um período de obras que ficou conhecido como "Bota-abaixo". Junto com as ruas da então capital do país, mudava também a literatura brasileira. A Academia Brasileira de Letras foi fundada, a Biblioteca Nacional reabriu em um novo prédio na Avenida Central (atual Rio Branco) e a classe artística começou a se aburguesar.
A vida literária no Brasil - 1900 é uma longa crônica na qual Brito Broca esmiúça um dos mais importantes e férteis períodos da nossa literatura através de detalhes cotidianos e relacionamentos interpessoais.
Em seu texto simples e corrente, o autor não deixa faltar nenhum detalhe: descreve as associações culturais e artísticas, as inimizades, a nem sempre bem-sucedida combinação entre literatura e política, a consolidação do mercado editorial, a especialização da imprensa, os escândalos, o dia-a-dia boêmio. Além de lembrar dos grandes escritores daquela época (Machado de Assis, Euclides da Cunha, Graça Aranha, Capistrano de Abreu, Augusto dos Anjos, Lima Barreto, João do Rio), Broca também abre espaço para aquelas figuras que, mesmo não tendo lançado uma só obra digna de lembrança, foram criadoras de todo um anedotário que entrou para a história da vida literária.
A intenção original de Brito Broca era redigir uma série de quatro livros autônomos contendo crônicas sobre a vida literáriano Brasil, sendo que este consistiria no terceiro volume. O período Colonial e o Romantismo seriam os temas abordados no primeiro; a época do Naturalismo, no segundo; a fase Modernista, no quarto. Tais projetos, entretanto, foram abordados com a repentina morte do autor em 1961. A vida literária no Brasil - 1900, como filho único, fez valer todos os esforços de Broca: é um magnífico estudo sobre as relações entre literatura e sociedade.
Serviço
A vida literária no Brasil - 1900
Brito Broca
336 páginas - R$ 47,90 (em média)
Editora José Olympio
Nenhum comentário:
Postar um comentário