Em O encouraçado Potemkin, Neal Bascomb apresenta um trabalho meticuloso, pioneiro na utilização de material inédito dos arquivos soviéticos, para iluminar esse evento central das histórias da Marinha russa.
Em 1905, após uma refeição de carne podre, mais de 700 marinheiros russos se amotinaram contra os oficias a bordo do mais poderoso encouraçado do mundo. Trabalhavam duro e eram extremamente oprimidos ― uma existência injusta e sem esperança, como a que vivia a maioria da classe trabalhadora russa da época. Certamente o motim — um grito pela liberdade que iria nortear o curso do século XX — não surpreendeu ninguém.
Contra qualquer chance razoável de sucesso, os marinheiros revolucionários, liderados pelo carismático instigador Matyuchenko, arriscaram suas vidas para tomar posse do encouraçado e pendurar a bandeira vermelha da revolução. Foi o começo de uma perseguição violenta de porto em porto que se estendeu por 11 dias assustadores e passou a simbolizar a própria Revolução Russa.
Permeado de aventura, batalhas navais, sacrifício, traição e vingança e vencedor do United States Maritime Literature Award, O encouraçado Potemkin conta uma história de tirar o fôlego, sobre o mais sangrento motim naval que o mundo já viu.
Serviço
O Encouraçado Potemkin
Neal Bascomb
Tradução: Fernanda Ravagnani
440 páginas - R$ 59,90 (em média)
Editora Objetiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário