Reúne artigos, escritos por portugueses e brasileiros, sobre a monarquia, a sociedade e a cultura portuguesa durante o período da Idade Média (século 5º ao século 15). POR QUE LER: As pesquisas iluminam não apenas o passado português como também analisam aspectos do Brasil Colônia. Os autores demonstram como o peso da tradição medieval se reflete na história brasileira e na formação de muitas das nossas instituições e leis.
Joaquim Manoel Godinho Braga Barradas de Carvalho (1920-1980) foi um intelectual militante contra a ditadura de Salazar. Em sua passagem pelo Brasil, ele nos ensinou a aprimorar uma pesquisa documental rigorosa, e nos aproximou dos clássicos portugueses. Por seu intermédio conhecemos as ideias de Jaime Cortesão, de Antonio Sérgio e de tantos outros escritores e pensadores portugueses. O historiador Joaquim Barradas ficaria no Brasil até 1970, deixando, ao partir, um legado: uma cadeira de História Ibérica e a disciplina de História Ibérica Medieval.
A partir das ideias e do legado de Barradas aprendemos a conhecer a documentação medieval da península ibérica. O historiador português despertou o interesse dos brasileiros para uma Idade Média mais próxima das nossas origens históricas — e é deste encontro que nasceu a inspiração para um encontro de medievalistas brasileiros que se dedicam a estudar Portugal. O Portugal Medieval nos revela que os estudos sobre a Idade Média portuguesa são de fundamental importância para compreender o passado, que se reflete no presente brasileiro, na formação de muitas de nossas instituições, leis ou manifestações culturais. Desta maneira, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras trouxeram consigo o peso da tradição medieval presente nas estruturas religiosas, na arte, na música, enfim, na cultura.
Compreender o Brasil moderno, portanto, implica em conhecer o Portugal medieval e esse livro carrega uma singular importância tanto para os pesquisadores, como para os interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a cultura portuguesa e a cultura brasileira.
Serviço
O Portugal Medieval
Organização: Carlos Nogueira
308 págians - R$ 42,00 (em média)
Editora Alameda
Nenhum comentário:
Postar um comentário